O Sistema de Plantio Direto (SPD) é um conjunto de técnicas que beneficiam as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo. Ele gera uma série de benefícios como o rendimento das culturas, a redução de erosões e do potencial de contaminação do meio ambiente e visa estabelecer maior produtividade e sustentabilidade na agricultura. No Brasil, a técnica é utilizada a pouco mais de 40 anos.
Para que os alunos do curso de Agronomia da Faculdade Eduvale conheçam mais sobre o assunto, a professora Dra. Silvia Capuani levou o 4° e 6° períodos noturnos para assistir uma palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo Dr. João Paulo Rigon na noite de 30 de outubro na Casa da Engenharia localizada na sede da Associação Regional dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Avaré/SP (AREA).
O palestrante falou sobre o uso de técnicas que compreendem, por exemplo, a cobertura do solo, o aumento da matéria orgânica, a captação de água e a diminuição da germinação de plantas daninhas.
“A apresentação teve como finalidade apresentar novidades do campo aos estudantes e debater aspectos com relação à fertilidade e adubação”, pontuou a docente, responsável pelas disciplinas Fertilidade do Solo e Adubação do Solo e Nutrição de Plantas.
Deixe seu comentário