Este mês, a professora Dra. Denise Nozaki iniciou uma série de aulas práticas da disciplina Doenças de Plantas Cultivadas direcionadas aos universitários do 5° período do curso de Agronomia da Faculdade Eduvale de Avaré.
Nas primeiras semanas, os futuros agrônomos examinaram amostras de alface, banana e eucalipto. A ideia é que durante o bimestre sejam analisadas diversas amostras de culturas coletadas em propriedades de Avaré e região produtoras de fruticultura e de hortaliças em campo protegido ou aberto.
![]() |
|
“A diagnose de doenças começa no campo, onde o agrônomo tem a oportunidade de conversar com o produtor, visualizar a plantação, coletar amostras para estudo, verificar o histórico da área e de aplicação de produtos e saber qual o tipo de irrigação utilizada no local, por exemplo. Depois de todo esse levantamento os materiais recolhidos são analisados em laboratório para a confirmação de doenças ou para a identificação de outros problemas”, explicou a professora.
Segundo a docente, a importância da atividade consiste em proporcionar ao estudante a prática do cotidiano do agrônomo que realiza quase que diariamente consultorias em diversas propriedades rurais com o objetivo de avaliar as mais diferentes plantações para a preparação de laudos, manutenção e para a indicação de métodos de controle.Ao final, todo o trabalho deverá ser sintetizado em um projeto de manejo e controle das doenças encontradas.
Deixe seu comentário