Na noite de 09 de maio, os alunos do 7º período do curso de Direito da Faculdade Eduvale participaram de uma simulação de audiência trabalhista que retratou um dos problemas recorrentes no Brasil: a migração interna de trabalhadores do norte e do nordeste para o sudeste do país em busca de melhores oportunidades de trabalho, muitas vezes ilusórias e abusivas.
No caso fictício em julgamento, uma imigrante do Maranhão recebe uma proposta de emprego para a colheita de cana-de-açúcar em uma fazenda de Cerqueira César (interior do estado de São Paulo) e pede ressarcimento moral pelas condições de moradia e trabalho desumanas oferecidas pelo empregador.
Divididos entre acusação e defesa, os futuros operados do Direito participaram da simulação e interpretaram os papéis de juízes, autores, representantes da empresa, advogados e testemunhas reproduzindo todos os passos desde a análise prévia da documentação do caso, assim como a resolução e apresentação de recursos. Os professores Drs. João Roberto Cegarra, Simone Valadão e Maria Julia Tamassia orientaram os trabalhos.
A atividade teve como intuito a prática da execução das regras e de atos processuais e comportamentais de uma audiência na Justiça do Trabalho, bem como o estímulo às técnicas argumentativas jurídicas.
“O diferencial da Faculdade Eduvale é que sempre buscamos demonstrar o mundo do Direito na prática e assim agregar conhecimento de qualidade aos nossos universitários. Essa atividade foi uma oportunidade de unir e demonstrar um conjunto de conceitos fundamentais”, ressaltou o Dr. Cegarra.
A simulação complementou as disciplinas Prática Jurídica I, Técnicas de Argumentação Jurídica e Direito Ambiental e Política Ambiental.
Deixe seu comentário