No dia 11 de maio, os universitários dos 3°s e 5°s períodos do curso de Agronomia da Faculdade Eduvale de Avaré participaram de um workshop promovido pela Embrapa Meio Ambiente na unidade de Tanquinho Velho localizada no Km 127-5 da rodovia SP-340 em Jaguariúna/SP.
![]() |
![]() |
Acompanhados pelo pesquisador Aldemir Chaim e pela professora Dra. Maria de Lourdes Maitan, os universitários puderam aprender conceitos teóricos e práticos sobre pulverização eletrostática(técnica utilizada para um controle de pragas eficiente).
O uso de produtos naturais no combate de insetos, tecnologia de aplicação com inseticidas químicos e as formas de introdução de insetos nocivos na agricultura brasileira também foram alguns dos assuntos em pauta.
Na ocasião, os futuros agrônomos também tiveram a oportunidade de visitar um laboratório de quarentena que é utilizado para a pesquisa de importação de inimigos naturais de insetos exóticos no Brasil e um campo de criação de abelhas sem ferrão que contribuem para a polinização das flores.
Eles ainda viram uma plantação de 7 hectares destinada à cultura do café, onde a Embrapa mantém uma pesquisa piloto para avaliar os impactos do dióxido de carbono com relação a vários fatores como produtividade, absorção de matéria seca, qualidade e a incidência de pragas e doenças.
“Precisamos atualizar os alunos sobre o cenário atual da agricultura no país e proporcionar conhecimento científico e prático com relação as pesquisas desenvolvidas pela Embrapa”, pontuou a professora Dra. Maria de Lourdes.
Sobre a Embrapa Meio Ambiente:
Referência nacional e internacional no campo da pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor da agricultura e meio ambiente, a Embrapa Meio Ambiente é uma unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Saiba mais em embrapa.br/meio-ambiente
Deixe seu comentário