O artigo “Gestão de Ruínas Urbanas no Ambiente da Cidade Contemporânea” escrito pelo coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Eduvale de Avaré Dr. Luiz Cláudio Bittencourt em parceria com as professoras Dras. Michelle Tasca e Ludmilla Tidei foi submetido e aceito no 5º Simpósio sobre Sistemas Sustentáveis que acontece nos dias 02 e 03 de dezembro no Centro de Eventos CIEE em Porto Alegre /RS.
O trabalho fala sobre a importância sociológica e simbólica em relação a memória e as formas de preservação de patrimônios e objetos históricos que compõem as cidades. “Ruínas urbanas sempre foram partes do modelo de urbanização da cidade ocidental. Roma e as cidades medievais da Europa demonstram este fato com eloquência. Não é racional e nem sustentável a contínua produção de cadáveres em decomposição na paisagem urbana. Quando o edifício perde a função para que foi construído essa tendência parece “natural”. Os complexos ferroviários desativados em São Paulo e no Brasil testemunham esse modelo. O texto destaca alguns aspectos decorrentes deste fato. Primeiro, a respeito da gestão do patrimônio pelo Estado através de legislação específica e sua relação com a memória, depois aspectos sociológicos decorrentes da presença das ruínas na vida urbana e finalmente os possíveis impactos na percepção pelo observador comum”, pontuou o Dr. Luiz Cláudio Bittencourt.
Apresentações de trabalhos de iniciação científica, palestras e mesas redondas sobre sustentabilidade com profissionais renomados nacionais e internacionais integrará a programação do evento que visa a discussão de ideias e propostas de inovação para um futuro sustentável.
“A sustentabilidade é um dos principais temas em debate e se refere à vida do planeta. Ter a chance de participar de um simpósio com representantes do mundo todo é indispensável”, finalizou.
Deixe seu comentário