Na noite de 17 de junho, os estudantes do curso de Arquitetura & Urbanismo da Faculdade Eduvale de Avaré participaram de um bate papo virtual com a convidada Nathalia Martins. |
![]() |
O feminismo e a representatividade da mulher na arquitetura foi o tema em pauta. A discussão começou com a apresentação da história da mulher no mercado de trabalho ao longo dos anos desde o período imperial e escravocrata até os dias atuais reforçando a participação mais ativa da mulher na arquitetura a partir de 1960.
Nathalia falou sobre a sua tese de pós-graduação neste tema e sobre a ligação entre a história, as cidades e a inserção da mulher na sociedade e em espaços urbanos. Relações de gêneros na construção da linguagem arquitetônica e estrelismos no campo da Arquitetura também foram tópicos em pauta.
Durante a atividade, os futuros arquitetos também puderam conhecer grandes nomes femininos na área como a brasileira Lina Bo Bardi que projetou o MASP e o SESC Pompeia, a primeira urbanista brasileira Carmem Portinho, Mayumi Watanabe que se destacou em discussões de espaços educativos e aplicou o conceito do brutalismo no projeto dos edifícios da Unidade de Vizinhança São Miguel de Brasília durante o regime militar em parceria com Sérgio Souza Lima, entre outros nomes.
O objetivo da professora Maria Carolina Marques, responsável pela a organização da atividade, foi promover o entendimento sobre a necessidade de mixar política, história e arquitetura para a mudança de pensamentos e comportamentos na sociedade.
Deixe seu comentário