No último dia 13, os calouros do curso de Psicologia da Faculdade Eduvale de Avaré debateram aspectos fundamentais da psicologia com relação ao filme “O Nome da Rosa”, adaptação cinematográfica da obra homônima do escritor Umberto Eco. |
|
Os universitários assistiram o longa-metragem de ficção que se passa no ano de 1327 em um mosteiro beneditino na Itália que possui uma biblioteca com grande acervo de livros proibidos pela sociedade na época. Após a exibição, eles discutiram as influências históricas na constituição da Psicologia como uma ciência estruturada.
“Para estudar a psicologia como ciência e profissão é preciso entender as bases. Os alunos estudaram os filósofos gregos principalmente os pré-socráticos e socráticos, Platão e Aristóteles, bem como a ideia de interioridade. Agora estamos estudando a idade média e o filme contextualiza parte dessa época. A reflexão sobre a obra amplia o senso crítico dos alunos para além dos conteúdos de sala de aula colocando-os em sintonia com as discussões que envolvem as áreas correlatas História e Filosofia”, ressaltou Rinaldo Correr, coordenador e docente do curso de Psicologia da Eduvale.
Após o debate, os alunos terão que elaborar uma resenha. A atividade complementou a disciplina Bases Epistemológicas da Psicologia.
Deixe seu comentário