Nos dias 11 e 18, os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Eduvale de Avaré participaram das palestras virtuais “Entre a música e o rádio: uma trajetória de pesquisa” com Eduardo Vicente (ECA/USP) e “Acessibilidade e cidadania: relações entre o internauta com deficiência visual e o jornalismo de viagens” ministrada por Matheus Ferreira (FAAC/Unesp).
Na primeira, os universitários conheceram um pouco sobre a pesquisa do convidado que investiga a interação entre pessoas cegas ou com baixa visão com o ciberjornalismo de viagens a fim de entender qual o papel que este tipo de jornalismo exerce nos hábitos do grupo e quais impactos a ausência de conteúdo acessível tem em sua cidadania. “Embora pareça um ato simples, sabe-se que acessar a internet não é prática universalizada porque milhões de pessoas não podem usufruir plenamente dos serviços e produtos por falta de acessibilidade. A desigualdade informacional é tão naturalizada que o acesso igualitário a serviços jornalísticos tidos como triviais, como o do segmento de viagens, é pouco explorado pela academia e pela sociedade”, ressaltou Matheus.
![]() |
![]() |
Na palestra do Dr. Eduardo Vicente (músico e pesquisador referência nacional em indústria fonográfica, comunicação, música e imprensa), os futuros comunicólogos tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória de um renomado pesquisador envolvido na produção científica com relação à Comunicação. “Contei a minha história e debati com os alunos a relação entre pesquisa e atividade profissional não vinculada à academia tomando como exemplo os trabalhos e trajetórias de alguns de meus orientandos e ex-orientandos de mestrado e doutorado. Por meio desses exemplos apontei também a importância da pesquisa de pós-graduação em Comunicação no Brasil”, explicou.
Ambas as apresentações aconteceram no Ambiente Virtual de Aprendizagem Eduvale e foram organizadas pelo professor Manoel Martins.
Deixe seu comentário