Na última semana, os alunos dos 5°s períodos do curso de Nutrição da Faculdade Eduvale de Avaré participaram de aulas práticas da disciplina Bromatologia ministrada pela professora Dra. Carolina Toledo.
No laboratório de química, os estudantes extraíram a água do repolho roxo e adicionaram soluções para avaliar a influência de ácidos e bases no potencial Hidrogeniônico (pH). “A determinação do pH é realizada nos laboratórios de controle de qualidade de diversos tipos de indústrias. Essa é uma das medições mais comuns em produtos alimentares já que o pH pode alterar as características, o sabor, a textura, a qualidade, a estabilidade no armazenamento e ainda a segurança dos alimentos. Um pH mais baixo, por exemplo, pode ajudar no crescimento indesejável de bactérias. Valores ou gamas de pH específicos também ajudam a alcançar determinadas qualidades desejáveis. Por isso, essa determinação é um parâmetro essencial”, frisou a docente.
|
|
Durante estas as aulas, os alunos ainda aprenderam a detectar possíveis fraudes em amostras de alimentos e a verificar a qualidade e a quantidade de compostos como vitaminas ou corantes.
A finalidade das práticas é que os futuros nutricionistas conheçam os métodos de avaliar a qualidade de um produto.
Deixe seu comentário