Neste semestre, o curso de Medicina Veterinária da Faculdade Eduvale iniciou um projeto de extensão direcionado aos agentes do canil das penitenciárias do estado de São Paulo. Por meio da parceria, o objetivo é oferecer auxilio técnico e futuros atendimentos clínicos aos animais de serviço, guarda, ataque e faro.
Inicialmente, a equipe visitou a penitenciária “Nelson Marcondes do Amaral” (PII – Barra Grande – Avaré/SP) para conhecer as principais demandas dos agentes e a rotina de trabalho dos cães.
No dia 14 de junho, os funcionários do canil estiveram no câmpus da faculdade e participaram de um minicurso teórico-prático de primeiros socorros e emergências.
|
|
Feridas e hemorragias, convulsões, exaustão, insolação, desidratação e fluidoterapia, torção gástrica, picadas de animais peçonhentos, ressuscitação, primeiros socorros e intoxicação por entorpecentes, plantas ou venenos foram alguns dos tópicos abordados pelas docentes e veterinárias Dras. Fernanda Saules, Laíza Camargo, Patrícia Galvão e Alessandra Dhom. Elas ainda sanaram todas as dúvidas sobre as dificuldades relatadas.
Os agentes ainda aprenderam a verificar os sinais vitais, a administrar medicamentos e a fazer suturas e bandagens, além de receber uma cartilha informativa sobre saúde e cuidados elaborada pelos alunos.
|
|
Deixe seu comentário