Nas aulas da disciplina Técnica Dietética de 28 de outubro e 18 de novembro, os alunos do 4º período do curso de Nutrição da Faculdade Eduvale tiveram a tarefa de preparar cardápios alternativos e de baixo custo.
Muito comuns em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), o cardápio de baixo custo geralmente é servido em empresas que possuem grande quantidade de trabalhadores e é composto por entrada, prato principal e sobremesa. Já o alternativo é composto por itens fora do padrão habitual alimentar e pode ser encontrado em restaurantes do tipo self- ervicee em porções gourmets vendidas separadamente em supermercados, por exemplo.
Salada, arroz, feijão, carne vermelha de panela, cozido de legumes e fruta foram as preparações da primeira aula prática e frango empanado com pão integral, arroz indiano, salada marroquina, kibe cru e mousse de limão as da segunda.
|
|
Pré-preparo, preparo, porcionamento, cortes, adaptação de ingredientes, análise sensorial e cálculos de fator de correção (utilizado para indicar o desperdício), de índice de cocção (relação entre o peso dos alimentos cozidos e prontos e deles limpos e crus), ajustes per capita (quantidade do alimento cru que será consumido por uma pessoa) e de valor das porções foram as técnicas colocadas em prática durante a execução da atividade.
|
|
“Elas são importantes tanto para o atendimento individualizado quanto para a coletividade. Esse estudo possibilita melhor utilização nutricional e econômica”, disse o professor Felipe Reis.
Deixe seu comentário