O uso da simulação no ensino da Enfermagem estimula o raciocínio clínico e conduz o acadêmico para um cenário mais próximo da realidade de trabalho. Para que os estudantes pratiquem o aprendizado ministrado em sala de aula durante a disciplina Saúde do Adulto, a professora Adriana Alves realizou uma atividade em laboratório. | ![]() |
Na noite de 21 de março, os alunos do 7° período do curso de Enfermagem da Faculdade Eduvale de Avaré tiveram a oportunidade de aprender técnicas sobre diagnósticos e intervenções por meio da apresentação de um estudo de caso com relação a agravos dos sistemas urinário e respiratório.
Com as orientações da docente, eles aprenderam a realizar o exame físico para o levantamento de possíveis problemas, a reconhecer sinais e sintomas e a interpretar os achados laboratoriais a fim de nortear a assistência. Na simulação, os alunos fizeram um estudo profundo das necessidades do paciente utilizando a padronização da linguagem dos diagnósticos de enfermagem (NANDA I). Aplicações de sondas e terapia intravenosa também foram assuntos em pauta. “Esse é o momento em que o aluno que nunca teve a vivência hospitalar se aproxima da profissão e pode colocar em prática o conteúdo visto na teoria”, ressaltou a professora.
Deixe seu comentário