Na manhã de hoje, 09, o psicólogo Vinícius Plazio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Avaré participou de uma roda de conversa com os alunos do 5° período do curso de Psicologia da Faculdade Eduvale. |
|
Durante o bate-papo, os futuros psicólogos puderam conhecer como é feito o trabalho do Centro que atende portadores de transtornos psiquiátricos e pacientes com dependência química de álcool e drogas e realiza triagens, atendimento individual ou em grupos, acompanhamento clínico e psiquiátrico, visitas domiciliares, atividades de orientação e inclusão das famílias, oficinas terapêuticas e atividades físicas e recreativas para seus acolhidos. Preparo emocional, políticas públicas no SUS e a atuação do psicólogo em centros e suas principais demandas foram assuntos em pauta.
“Os principais casos e demandas são tentativas de suicídio, transtorno mental e severo persistente. As principais dificuldades na atuação são a aderência do paciente ao tratamento. O que me motiva diariamente é que como psicólogo eu trabalho com o que há de mais valioso no ser humano que é a sua história, os seus pensamentos, sentimentos e emoções e de certa forma eu consigo tornar a vida de outra pessoa melhor e assim fazer a diferença no mundo”, ressaltou Vinicius Plazio.
De acordo com a docente Karina Guimarães, responsável pela disciplina Psicologia e Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social, a proposta da atividade consistiu em aproximar os universitários de um profissional ativo que compartilhou suas vivências, desafios e realizações.
Deixe seu comentário