Nas aulas da última quarta-feira, 22, os alunos do curso de Fisioterapia da Faculdade Eduvale participaram de simulações práticas de atendimentos clínicos.
Como complemento da disciplina Farmacologia e Biossegurança, a atividade para o 4º período buscou demonstrar como a utilização de medicamentos podem interferir na dinâmica de trabalho do fisioterapeuta. “Analgésicos, anti-inflamatórios, ansiolíticos e diuréticos podem causar efeitos colaterais que afetam a força, a coordenação, os movimentos. Por isso, hoje fizemos simulações de atendimentos para que os alunos saibam como lidar com estes quadros clínicos quando profissionais”, explicou o professor Dr. Leonardo Teixeira.
![]() |
![]() |
Já a docente Thais Boscoa, ensinou o 6º período a montar protocolos de atendimentos para diversas patologias. Pacientes com incontinência urinária, bexiga hiperativa, prolapsos genitais, disfunções sexuais, em pós-parto e mastectomizadas foram alguns dos casos em estudo. Divididos em grupos, os alunos sortearam as patologias, tiveram que identificar qual técnica é a mais indicada e exercitá-la na prática. Drenagem linfática manual, pilates solo, cinesioterapia, eletroterapia e bandagens foram alguns dos protocolos aplicados durante a atividade que integrou a disciplina Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia. “O fisioterapeuta atua na área da saúde tanto no SUS quanto em clínicas particulares. Muitos dos casos que estudamos hoje estão mais frequentes na atualidade”, concluiu a professora.
Deixe seu comentário