Na noite de 24 de março, professores e alunos dos cursos de Psicologia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Eduvale participaram de uma exibição e debate sobre o documentário “Espelho, Espelho Meu”, realizado no auditório da 67ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Avaré). O evento foi promovido pela Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/Avaré, em parceria com a Do Vale TV, e teve como propósito fomentar uma reflexão sobre questões de gênero, direitos humanos e diversidade.
O evento, realizado em celebração ao Dia Internacional da Visibilidade Trans, comemorado anualmente em 31 de março, teve como tema central a importância da visibilidade e do respeito à comunidade trans. Durante a roda de conversa, foram abordadas questões sobre políticas públicas.
|
|
A discussão foi iniciada por Karina Massud, que destacou o crescente papel dos transexuais no cinema e a crescente visibilidade dessa representação nos últimos anos. Em seguida, aconteceu a exibição do documentário que foi seguida por uma roda de conversa com a participação Bruno Sarto, presidente da Comissão de Diversidade e Gênero da OAB/Avaré; Dr. Claudio Mansur Salomão, chanceler do UNEDUVALE; Rafael de Oliveira Raatz; Victoria Cortez; Caio Augusto, diretor e roteirista do documentário; e a professora Celso Melo, que também contribuiu com suas considerações.
Caio Augusto, diretor do documentário, detalhou o processo de criação da obra, mencionando o apoio de especialistas, como o Dr. Claudio Salomão, que forneceu dados sobre a relação de transexuais com a educação. O público teve ainda a oportunidade de compartilhar suas próprias vivências e refletir sobre o preconceito enfrentado pela comunidade trans. Além de incentivar os estudantes a refletirem sobre a importância de criar conteúdos audiovisuais que promovam a visibilidade e o respeito à comunidade LGBT. Ele também destacou a necessidade de mais pesquisas acadêmicas sobre a psicologia da identidade de gênero, mais reportagens sobre a marginalização da comunidade trans e mais campanhas publicitárias que tratem o tema de forma respeitosa, superando estigmas.
O documentário “Espelho, Espelho Meu” será lançado oficialmente no dia 31 de março no YouTube e na Do Vale TV. Produzido com o apoio da Lei Paulo Gustavo, que incentiva produções audiovisuais voltadas para a cultura LGBT, o filme também aborda questões culturais e de diversidade em Avaré.
Deixe seu comentário