Alunos do UNEDUVALE participam de oficina sobre violência de gênero

//Alunos do UNEDUVALE participam de oficina sobre violência de gênero

Alunos do UNEDUVALE participam de oficina sobre violência de gênero

Na última quinta-feira, 20, os alunos dos cursos de Direito, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia do Centro Universitário Eduvale (UNEDUVALE) participaram de uma oficina em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com o tema “No lugar dela: reflexões sobre a violência de gênero”, ministrado pelas professoras Marília Santos e Flávia Dalalio.

 

 

Voltada aos estudantes e profissionais das áreas da saúde, assistência social e justiça, a oficina teve como objetivo promover reflexões críticas e criar uma vivência que sensibilizasse os participantes sobre as violências que afetam as mulheres. O evento começou com uma dinâmica coletiva, na qual os participantes foram desafiados a se colocar no lugar das vítimas, experimentando, ainda que de forma simbólica, os conflitos vivenciados pelas mulheres em situações de violência.

Após a dinâmica, as professoras conduziram uma roda de conversa que abordou temas como o ciclo de violência, no qual o agressor comete o abuso e, em seguida, simula um arrependimento, fazendo com que a vítima se sinta dependente dele. Também foram discutidos os diferentes tipos de violência, a dependência emocional, a rota crítica que as mulheres percorrem ao buscar ajuda nos serviços de saúde, e como qualquer pessoa pode buscar apoio em situações de violência.

Marília Santos, docente responsável pela oficina, destacou a importância do evento: “As violências doméstica e de gênero são fenômenos sociais complexos, presentes em nossa sociedade e que afetam mulheres de diversas classes sociais, etnias e regiões. Essas violências deixam marcas profundas, tanto individuais quanto coletivas. Por isso, é essencial que desenvolvamos maior sensibilidade e empatia para esse tema, além de evitar a culpabilização das vítimas. Atividades como essa são fundamentais“, afirmou.

Originalmente, a oficina foi elaborada por pesquisadores e profissionais da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), especialmente voltada para o atendimento a mulheres em situações de violência.

2025-04-04T14:31:15+00:00 24/03/2025|0 Comentários

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.