Na noite de ontem, 09 de abril, os alunos dos 5° e 3° períodos do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNEDUVALE participaram de um tour guiado pelos principais pontos históricos e paisagísticos de Avaré/SP.
A ação fez parte de um projeto interdisciplinar entre as disciplinas de História da Arquitetura II e Paisagismo I, ministradas respectivamente pelas professoras Karla Biernath e Mariana Guilguer. |
|
Com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma experiência imersiva, a atividade abordou elementos da história da arquitetura local e das intervenções paisagísticas que marcaram a cidade. A docente Karla destacou os estilos arquitetônicos, aspectos estéticos e a formação urbana, enquanto Mariana tratou da composição dos jardins históricos e do uso de vegetação nos espaços públicos.
O roteiro incluiu paradas estratégicas por diversos locais. Os estudantes iniciaram a visita pelos entornos do câmpus da Instituição, passando pelos antigos trilhos de trem na Estação Ferroviária e até o edifício da Secretaria de Saúde.
Em seguida, foram à Praça Brasil-Japão, usada como exemplo de paisagismo asiático, e depois seguiram para a Praça Romeu Bretas, Concha Acústica e à Igreja Matriz, onde puderam observar o interior do templo.
O grupo também passou pelo antigo fórum, conhecido por sua fachada amarela, e desceu até o Largo São João, percorrendo ruas do centro para observar fachadas residenciais, recuos e elementos de jardinagem, características que dialogam com transformações históricas do paisagismo brasileiro.
Um dos pontos altos do passeio foi a visita ao atual Paço Municipal. Enquanto os alunos ouviam explicações sobre a história do edifício, foram surpreendidos com um convite do prefeito, da vice-prefeita e de secretários municipais para conhecerem o interior do prédio. Durante a visita, foi possível constatar que a maior parte da estrutura e dos materiais originais foi preservada, com apenas uma intervenção realizada por questões estruturais.
“A atividade permitiu que os estudantes observassem, na prática, a presença de elementos históricos ainda preservados na cidade, tanto em sua arquitetura quanto no traçado paisagístico. A iniciativa destacou a importância do ensino interdisciplinar e da valorização do patrimônio urbano como ferramentas para a formação crítica e sensível dos futuros arquitetos e urbanistas da UNEDUVALE”, ressaltou Mariana.
Deixe seu comentário