Em parceria com a Prefeitura de Itaí e por meio da gestão do Canil Municipal, o HVET Eduvale promove um projeto de bem-estar animal que visa prevenir o abandono e os casos de animais doentes, questões nacionais de saúde pública.
Diversas ações educativas destinadas às escolas e à comunidade acontecem deste outubro deste ano com o apoio do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Eduvale (UNEDUVALE). O ativista e professor Guilherme Moreira (docente e ativista), Márcio Renê Pinto (veterinário e diretor clínico do HVET) e Rodrigo Menck (veterinário e coordenador do curso de Medicina Veterinária do UNEDUVALE) e uma equipe de universitários realizam atividades que abordam temas como: posse responsável, vacinação, vermifugação, castração, cuidados essenciais com cães e gatos noções básicas de políticas públicas, proteção animal e meios de denúncia de maus-tratos.
|
Para as crianças, os encontros incluem a leitura de histórias e momentos de interação com a cadela Cacau, animal adestrado que ajuda a tornar o aprendizado mais leve e acessível. A ideia é que os estudantes se tornem multiplicadores de boas práticas de cuidado e respeito aos animais. |
|
Além da Medicina Veterinária, alunos dos cursos Agronomia e Ciências Biológicas também participam das ações ampliando a vivência prática e conhecendo o funcionamento do serviço público voltado ao cuidado animal. Para muitos deles, esta é a primeira oportunidade de acompanhar a rotina de um canil municipal, compreender programas de castração e vacinação e observar o manejo de animais resgatados.
“A iniciativa ganha relevância diante do crescente número de casos de abandono e de animais doentes registrados em diversos municípios brasileiros. Sem políticas públicas efetivas, esses problemas se intensificam e afetam diretamente a saúde pública e o bem-estar comunitário. Em Itaí, as ações lideradas pelo HVET Eduvale buscam justamente minimizar esses impactos, oferecendo informação, estrutura e apoio ao cuidado animal enquanto fortalecem a formação de futuros profissionais socialmente comprometidos”, pontou Guilherme Moreira.
Além das ações nas escolas, também serão realizadas feiras de adoção, ampliando as oportunidades de reinserção de cães resgatados pelo Canil na comunidade. O projeto seguirá até 2026 e incluirá novas ações voltadas ao bem-estar animal, educação continuada, orientação contra maus-tratos e iniciativas que aproximem a população dos serviços oferecidos pelo município.

Deixe seu comentário