Entre os meses de agosto e dezembro, os universitários do 8º período do curso de Nutrição do Centro Universitário Eduvale (UNEDUVALE) participaram do estágio supervisionado obrigatório em Nutrição Clínica.
|
Sob orientação da professora Dr.ª Marcela Watanabe, as atividades foram desenvolvidas nas enfermarias atendidas pelo SUS, na UTI e no setor de hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia de Avaré (SCMA), onde os alunos vivenciaram intensamente a rotina da assistência nutricional hospitalar. |
|
Durante o estágio, os futuros nutricionistas aplicaram protocolos de triagem nutricional e realizaram anamneses, além de efetuarem cálculos de estimativas de peso e estatura para pacientes acamados, o que incluiu a análise de dados antropométricos, adequações e estimativas de gasto energético. Também fizeram parte da formação a elaboração de diagnósticos e condutas dietoterápicas, bem como o aprofundamento sobre diferentes vias de alimentação (oral, enteral e parenteral) e a identificação das necessidades nutricionais em distintas patologias.
“A experiência proporcionou aos futuros profissionais a oportunidade de colocar em prática os conteúdos aprendidos ao longo da graduação, permitindo o desenvolvimento de habilidades técnicas e éticas essenciais ao atendimento clínico. Além disso, o estágio reforçou a compreensão do papel do nutricionista dentro da equipe multiprofissional, destacando a importância da atuação responsável e integrada no cuidado ao paciente”, ressaltou a docente.

Deixe seu comentário