Nas últimas semanas, os alunos da Zootecnia Eduvale aprenderam sobre pecuária leiteira durante duas atividades específicas para o curso.
A primeira aconteceu na manhã do último dia 07 e foi direcionada ao 8º período. O palestrante Dr. Rafael Meneghini falou sobre qualidade do leite, aspectos da glândula mamária da vaca,regulamentação do setor e práticas para a melhoria da produção. Ele ainda demonstrou em laboratório como é o passo a passo do teste que verifica a qualidade de amostras do leite indicando o seu nível de acidez e se o líquido está próprio para o consumo.
“O zootecnista deve entender como funciona a glândula mamária porque ela é uma máquina de produção de matéria prima, ainda mais no caso o leite que deriva uma série de produtos como queijo, iogurte, manteiga e creme de leite. Com esses conhecimentos ele consegue definir estratégias para o aumento da produção”, disse o Dr. Meneghini.
Já no dia 21, Braz de Oliveira ministrou uma palestra sobre o projeto de pecuária intensiva promovido pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) que visa melhorias na cadeira produtiva do leite e para o seu produtor desde a parte técnica e nutricional até o financiamento com juros baixos. Além dos futuros zootecnistas, os estudantes do curso de Agronomia também tiveram a oportunidade de participar.
Deixe seu comentário