No último dia 04, o médico Dr. César Câmara da Medical Cannabis Clinicians Society falou sobre o uso medicinal de Canabinoide em palestra virtual direcionada aos estudantes do curso de Enfermagem da Faculdade Eduvale de Avaré.
|
O médico iniciou a atividade explicando a origem asiática da planta com distribuição mundial, a classificação botânica da espécie, a composição do vegetal que é conhecido por ter 1001 moléculas e a utilização para as mais diversas finalidades como na confecção de roupas ou na produção de cordas, óleos, velas, farinhas e ração animal. |
![]() |
Ele ainda falou porque o uso da droga é ilegal e as consequências para o usuário que com o uso contínuo pode apresentar transtorno de comportamento, dependência, paranoia, aumento da frequência cardíaca, ansiedade, aprendizagem deficiente, distúrbio bipolar ou outros problemas.
De acordo com o Dr. Câmara, a subespécie Cannabis Sativa é a mais utilizada para fins medicinais devido a baixa composição de THC. Sobre o uso em patologias com embasamento científico, o palestrante apresentou estudos feitos na Inglaterra e no Canadá para o tratamento de dores crônicas, epilepsia, fibromialgia, doença de Chron, apneia do sono, Parkinson, entre outras doenças.
Durante a atividade, os estudantes puderam conhecer para quais pacientes essa medicina é indicada, para quais não pode ser utilizada (como atletas, grávidas ou alérgicos, por exemplo) e para quais pacientes deve-se ter restrições. Eles ainda viram quais podem ser os sintomas, os feitos colaterais e as alterações enzimáticas mais frequentes que devem ser monitorados durante o tratamento com Canabinoide.
Legislação brasileira, âmbitos legais, regulação, prescrição, estudos científicos, finalidades terapêuticas, dosagens, sistema de ação no organismo humano, produção de produtos médicos, licença para compra da substância e princípios ativos da Tetrahidrocanabinol (THC), do Canabidiol (CDB) e de diversos outros componentes da planta também foram alguns dos tópicos em pauta.

Deixe seu comentário