“Puerpério, amamentação e seus desafios” foi o tema da palestra ministrada pela nutricionista Alaís Ventecinco para os alunos do 5º período do curso de Nutrição da Faculdade Eduvale na manhã de hoje. |
|
Organizada pela professora Pamela Modesto, a atividade aconteceu no Ambiente de Aprendizagem Virtual e durante a apresentação os futuros nutricionistas puderam aprender sobre a importância do aleitamento materno, os aspectos fisiológicos da fase do puerpério e as intercorrências que podem surgir no período binômio mãe-bebê.
O aleitamento materno é considerado o alimento padrão ouro até os 6 primeiros meses de vida e deve ser prolongado de forma complementada até os 2 dois anos da criança. Já a fase do puerpério é o período que decorre desde o parto até que os órgãos genitais e o estado geral da mulher voltem às condições anteriores à gestação. Essa fase pode ser marcada por grandes desafios como a insegurança da mãe, a dificuldade da pega correta, o ingurgitamento, fissura de mamilo, mastite, interferência de familiares, ansiedade, entre outros aspectos.
“Muitos fatores podem dificultar o processo de amamentação e gerar desconforto para a mãe contribuindo para que ela desista do processo de amamentação. O nutricionista deve saber como orientá-la corretamente para que isso não aconteça”, frisou a professora Pamela responsável pela disciplina Nutrição nos Ciclos da Vida.
Deixe seu comentário