A terceira edição do concurso Charrete aconteceu entre os dias 24 e 28 de agosto e foi protagonizada pelos universitários do curso de Arquitetura & Urbanismo da Faculdade Eduvale de Avaré.
Em virtude do enfrentamento mundial pela pandemia da COVID-19 e em respeito às recomendações impostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), este ano a competição foi realizada on-line no Ambiente Virtual de Aprendizagem Eduvale.
Inspirada no tradicional campeonato realizado nas escolas da França desde o século XVIII, a disputa exigiu trabalho em equipe, prazo de entrega em curto espaço de tempo, criatividade e comprometimento.
![]() |
![]() |
A fim de testar a capacidade técnica e a inteligência emocional dos integrantes de cada grupo em trabalhar com colegas desconhecidos e com domínios diferenciados com relação ao repertório arquitetônico, a comissão organizadora trouxe uma temática inovadora: a elaboração de um projeto de implantação de um mirante.
Treze projetos foram desenvolvidos em plantas e maquetes tridimensionais com o auxilio remoto dos docentes. Os trabalhos deveriam cumprir um programa de necessidades com os acessos e equipamentos de uso universal, espaço para loja de conveniências ou souvenir, lanchonete ou restaurante, sanitários, estacionamento e áreas para depósito e manutenção.
Durante a programação, os participantes também puderam assistir à palestra ministrada pela arquiteta Renata Palladini do escritório Palladini Arquitetos Associados de Ribeirão Preto/SP que falou sobre o assunto e ainda demonstrou exemplos de projetos.
Os arquitetos convidados Lucas Nobre (Boldarini Arquitetos Associados), Anderson de Almeida (IAB/SP), Ricardo Aguillar Casão (Prefeitura de São Paulo), Pedro Vada (Projeto Escola da Cidade), Cassio Tavares de Menezes Júnior (Centro Universitário de Maringá), Samuel Garcia e Delia Sloneanu (Studio Papaya) avaliaram e classificaram os cinco melhores trabalhos.
![]() |
![]() |
O resultado foi anunciado no último sábado, 19. Jonathan Bernardo Coutinho da Silva, Ana Vitoria Bezerra de Souza, Leonardo de Moura, João Vitor Munhoz Monteiro e Maria Eduarda Cardoso Miguel foram os vencedores da competição.
Os demais grupos receberam menções honrosas e participaram de sorteios de cursos on-line sobre softwares de arquitetura oferecidos pela Labihome.
Deixe seu comentário