Neste semestre, os alunos do7° e 9° períodos do curso de Zootecnia da Faculdade Eduvale de Avaré iniciaram um projeto de pesquisa e extensão sobre a utilização de açafrão na pigmentação das gemas dos ovos de galinhas poedeiras.
Rico em proteína de excelente qualidade, o ovo é considerado um alimento completo e de preço acessível. A coloração da gema é um dos quesitos que influencia a preferência do consumidor e o objetivo da pesquisa é avaliar o processo após a inclusão do açafrão na ração das aves.
Com a orientação de uma equipe de docentes, os futuros zootecnistas realizam o projeto no aviário da Fazenda Eduvale e de acordo com as diretrizes do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA-INCA).
|
|
Durante o processo são utilizadas nove galinhas poedeiras da linhagem Lohmann vermelha com aproximadamente 28 semanas de idade. As aves são divididas em boxes e submetidas a três tratamentos diferentes: sem a inclusão de açafrão, com a inclusão de 1% de açafrão e com 2% fornecendo 120g de ração para a galinha por dia.
|
|
Os universitários realizam as seguintes etapas de análises: peso do ovo, peso do ovo sem a casca, peso da casca e sua porcentagem, peso da gema e sua porcentagem, peso do albúmen e sua porcentagem, altura do albúmen, unidade Haugh e coloração da gema.
|
|
De acordo com a Dra. Marina Gabriela Berchiol, coordenadora do curso, a proposta consiste em fomentar a pesquisa entre os futuros zootecnistas, promover experiência de campo e fazer com que eles aprendam na prática aspectos de nutrição animal, avicultura, qualidade de ovo, formulação de ração e produtos gerados pela zootecnia.
O projeto também integra o Trabalho de Conclusão de Curso da aluna Ângela Mongelos.
Deixe seu comentário