Nos dias 18 e 25 de setembro, coordenadores de curso e docentes da Faculdade Eduvale de Avaré participaram de um treinamento imersivo sobre as novas diretrizes da curricularização de atividades extensionistas e planejamento para o ano letivo de 2022. |
|
Ministrado pelo diretor acadêmico Evandro Oliveira, o treinamento visa o cumprimento das novas normas do Plano Nacional de Educação (PNE) e integra mais uma etapa do programa de aperfeiçoamento docente da Faculdade Eduvale.
“As atividades de extensão são direcionadas para a formação do aluno e são realizadas junto com a comunidade onde o aluno é colocado como protagonista e pode praticar o conhecimento adquirido. Antigamente, as atividades de extensão ocorriam sem estarem previstas na matriz curricular. Constantemente as horas desses trabalhos eram computadas como atividades complementares ou algum tipo de pesquisa. Agora nós temos um prazo determinado pelo PNE para entrar em conformidade com a resolução que obriga que as instituições tenham no mínimo 10% da carga horária dos cursos em extensão curricularizada, ou seja, as atividades devem estar previstas na matriz curricular do curso assim como quantas horas de extensão serão trabalhadas e de que forma serão executadas”, ressaltou o diretor sobre a capacitação.
Normas, projetos, debate sobre demanda e definição de calendário anual de ações foram alguns dos assuntos em pauta nas reuniões.
“Este processo é algo necessário e todos ganham! Para os professores conta como qualificação e participação na definição do ano letivo e para o aluno agrega conhecimento, já que tudo aquilo que está sendo previsto e idealizado é pensando no perfil formativo atualizado junto à comunidade com ainda mais práticas e uma metodologia diferenciada”, finalizou.
Deixe seu comentário