“Cinema Novo, indústria cultural e suas (im)possibilidades de aproximação” foi o tema da palestra virtual ministrada no último dia 06 pela pesquisadora e cientista social Edvânia Monte Prado para os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Eduvale de Avaré. |
|
A convidada falou sobre a importância do Cinema Novo (movimento cinematográfico que surge como uma crítica à desigualdade social no país e ao cinema tradicional) para o cinema nacional. As influências e reminiscências do movimento e de que forma o desmonte da cultura no contexto atual atinge as produções brasileiras também foram tópicos em pauta.
De acordo com a docente Dra. Jordana Santos responsável pela organização da apresentação e da disciplina Sociologia, a atividade teve como objetivo ampliar a discussão realizada em sala de aula sobre os meios de comunicação de massa e a crítica dos autores da Escola de Frankfurt sobre Indústria Cultural.
“Além disso, a discussão sobre o Cinema Novo remete à construção de um projeto de nação e de formação da identidade nacional revelando a capacidade dos cineastas discutirem temas urgentes da realidade, dando voz às populações marginalizadas, desvendando cenários do país e destacando a cultura”, ressaltou a docente.
Deixe seu comentário