Nos dias 16 e 23, o 5° período do curso de Fisioterapia da Faculdade Eduvale de Avaré aprendeu as técnicas de terapias manuais pompage e terapia de liberação posicional (TLP) com foco em pontos sensíveis.
O termo pompage refere-se aos procedimentos de mobilização e manipulação das articulações e tecidos moles que têm por objetivos melhorar a circulação sanguínea e linfática, relaxar os músculos e promover a recuperação de lesões musculares, entorses articulares, problemas de coluna vertebral, entre outros. Ela pode ser aplicada em diferentes áreas do corpo.
Já a Terapia de Liberação Posicional (TLP) é uma abordagem que se concentra na liberação e no alinhamento das estruturas musculoesqueléticas. É um método utilizado por fisioterapeutas e outros profissionais de saúde para tratar uma variedade de condições incluindo dores musculares, restrições de movimento, desequilíbrios posturais e lesões. A TLP pode ser usada em conjunto com outras modalidades de tratamento. Durante uma sessão de TLP, o terapeuta realiza uma avaliação minuciosa do paciente para identificar as áreas de tensão e restrição onde são aplicadas as técnicas manuais suaves para liberar essas restrições.
O professor Marcelo Caetano Souza ensinou os estudantes a palpar, identificar, nomear e descrever as estruturas anatômicas do sistema músculo esquelético e a correlacionar a estrutura com sua função de forma sistêmica.
|
|
“Esse aperfeiçoamento pelo toque das mãos na pele trás ao futuro profissional o conhecimento necessário para avaliar adequadamente cada caso para aplicar as técnicas de pompage e liberação posicional de maneira segura e eficaz”, frisou o docente.
Deixe seu comentário