Durante esta semana, o curso de Ciências Biológicas da Faculdade Eduvale de Avaré participou da Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo no Estado de São Paulo.
Os futuros biólogos cursaram um treinamento de identificação de escorpiões ministrado por Henrique da Cruz Pinto da Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Avaré e realizaram um projeto de extensão no câmpus.
Perfil epidemiológico de acidentes, detecção de áreas vulneráveis, fatores ambientais associados, o soro antiescorpiônico, manejo, ações alternativas e controle foram alguns dos assuntos em pauta durante a semana.
Universitários, colaboradores, convidados e o público em geral puderam observar a exposição com diferentes espécies e exemplares, além de apender como evitar acidentes, o que fazer caso houver picada e os sintomas causados.
|
|
“Essa é uma preocupação importante, especialmente em áreas tropicais e subtropicais. Esses aracnídeos são venenosos e podem representar riscos significativos para a saúde humana principalmente em crianças, idosos ou pessoas com sistemas imunológicos comprometidos. Portanto, é essencial implementar estratégias. Nossas ações tiveram como objetivos reforçar a prevenção da ocorrência de escorpiões em espaços públicos e privados e orientar a população”, ressaltou a Dra. Ligia Corazza, bióloga e coordenadora do curso de Ciências Biológicas.
Deixe seu comentário