O uso do cigarro e consequentemente o seu descarte incorreto em vias públicas causa a poluição aquática e terrestre.
A partir de constatações decorrentes de um trabalho desenvolvido para o Congresso de Iniciação Científica da Faculdade Eduvale de Avaré (CONINCE) onde 354 bitucas foram encontradas na rua, os alunos do 6° período do curso de Ciências Biológicas decidiram por promover uma feira de conscientização.
![]() |
![]() |
A ação foi realizada na noite de hoje, 30, no câmpus. Com a orientação do professor Dr. Valter Santos, os futuros biólogos falaram sobre os impactos negativos do descarte incorreto por meio de uma série de dinâmicas e cartilhas educativas. Os malefícios do cigarro à saúde, o tempo de 5 a 10 anos para decomposição, a parcela de 25% das causas de incêndios florestais, a porcentagem de 70% de bitucas encontradas no estômago de aves e tartarugas e o número de 5 milhões de descartes incorretos no meio ambiente foram alguns dos dados expostos. Eles ainda apresentaram projetos de coleta seletiva, reciclagem e de utilização em biocombustíveis ou como adubo para plantas não comestíveis.
De acordo com o professor, essa é uma estratégia poderosa para evitar a poluição e é essencial para os estudantes, já que o biólogo deve saber como combater e controlar desiquilíbrios ambientais.
“A conscientização é essencial para promover práticas sustentáveis. É necessário que cada indivíduo assuma responsabilidades adotando práticas simples”, pontuou a aluna Jéssica Oliveira Alves.
Deixe seu comentário