SENAR promove cursos para alunos da Agronomia Eduvale

//SENAR promove cursos para alunos da Agronomia Eduvale

SENAR promove cursos para alunos da Agronomia Eduvale

Este ano, os alunos de Agronomia da Faculdade Eduvale terão a oportunidade de participar de dois cursos de capacitação promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) do Estado de São Paulo em parceria com o Sindicato Rural de Avaré/SP.

Horticultura orgânica e viticultura (ciência que estuda a produção da uva) são os temas da qualificação de 128 e 152 horas de duração ministrados pelos agrônomos Dr. Eduardo Mendonzae Dr. Celso Sutti, respectivamente.

Preparo do solo, adubação, produção de mudas, plantio, controle natural ebiológico de pragas e doenças, colheita e beneficiamento, custos de produção, comercialização e produção de culturas em sistema orgânico para a obtenção de produtos saudáveis, competitivos no mercado e de menor agressão ao meio ambiente serão os assuntos abordados na capacitação de horticultura que conta com oito módulos mensais que acontecem até o final de 2018.

Na primeira aula realizada na manhã do último dia 03, Eduardo Mendonza explicou a programação e o método de cultivo adotado. Falou também sobre as responsabilidades de ser um produtor rural e indicou como deverão ser os cuidados diários com a horta.

“Em busca de uma alimentação saudável, o consumidor procura cada vez mais por alimentos orgânicos que fornecem maior qualidade, sabor e aparência. Os futuros agrônomos irão conduzir a horta como se fossem agricultores reais já que eles terão que acompanhar e avaliar o desenvolvimento vegetativo de diversas culturas como alface, tomate e pimentão ao longo dos próximos oito meses”, ressaltou Marcio Lanza, vice-coordenador da Agronomia Eduvale.

 

 

Já o curso de viticultura tem como objetivo ensinar todas as etapas de produção e comercialização de uva. Serão sete módulos mensais com previsão de término em setembro. A capacitação aborda o processo de escolha da área de plantio, produções de mudas, implantação do vinhedo, manejo e tratos culturais, pragas e doenças, colheita, pós-colheita, comercialização e custos. Tipo de solo, topografia, insolação, aspectos hídricos, manuseio e enxertia também serão alguns dos assuntos em pauta.

“A uva é uma cultura rentável, porém carente de mão de obra. Nosso intuito é formar novos produtores nesta área para que eles possam suprir o déficit nacional que ocorre principalmente no Estado de São Paulo”, ressaltou Celso Sutti no início do curso em 24 de fevereiro.

Todas as aulas são ministradas no câmpus e na Fazenda Eduvale.

2018-03-09T17:52:11+00:00 05/03/2018|0 Comentários

Deixe seu comentário

Do Vale TV

Canal de variedades, entretenimento e muita informação com foco no cidadão avareense.Informação é tudo! Assista no canal 10 da TV Cabo Mix.
Fique por dentro das novidades:
Facebook: /dovaletv
Instagram: @DoValeTV
Youtube: Do Vale TV
Site: www.dovaletv.com.br


X