Nos dias 17 e 25 de setembro, os alunos dos cursos de Administração, Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura & Urbanismo, Ciências Biológicas, Enfermagem e Direito da Faculdade Eduvale de Avaré participaram do terceiro módulo de um curso sobre perícia ambiental de 50 horas ministrado pelo o biólogo e perito Heber Brianezi.
|
|
Nesta etapa, os universitários realizaram visitas técnicas ao Horto Florestal de Avaré/SP e adjacências com intuito de analisar os córregos, rios e a floresta da área.
|
|
Divididos em grupos representando os departamentos de sucessão ecológica, de Projeto de Recuperação Ambiental (PRA), de estudo de viabilidade ambiental e de reflorestamento urbano, os estudantes inspecionaram as extensões e fizeram o reconhecimento da área através de registro fotográfico do ecossistema, listagem dos animais encontrados e entrevistas com moradores próximos. Após a coleta dos dados, o material foi agrupado e analisado com a orientação do docente. Eles identificaram os impactos antrópicos e indicaram formas de recuperação para as áreas degradadas.
Os próximos dois módulos acontecerão na Fazenda Estocolmo em Itatinga/SP.
Sobre a perícia ambiental:
A atividade pericial em meio ambiente é regida pelo Código de Processo Civil e deve ser desempenhada por profissionais com conhecimento técnico na área. A partir da promulgação da Lei dos Crimes Ambientais, a demanda de processos nos tribunais e a de profissionais capacitados para levantar provas técnicas aumentou significativamente e expandiu o campo de atuação para o perito que pode também prestar consultoria particular para empresas que desejam regularizar alguma questão ambiental ou prevenir problemas futuros.
Deixe seu comentário