No dia 28 de abril, os alunos do 9° período diurno do curso de Agronomia da Faculdade Eduvale de Avaré iniciaram os testes laboratoriais de frutos climatéricos, aqueles que após o início da maturação apresentam rápido amadurecimento e envelhecimento.
Durante este bimestre, eles farão uma série de testes químicos e sensoriais para determinar o potencial Hidrogeniônico (pH), a acidez, o ponto de maturação, o peso, cor e cheiro de maracujás e ameixas.
O intuito é que nas próximas semanas, os futuros agrônomos voltem ao laboratório e analisem a evolução do amadurecimento. Embalagens também serão testadas quanto à eficácia relacionada ao amadurecimento e à qualidade das frutas.
|
|
“O agrônomo precisa saber diferenciar os frutos que devem ser colhidos maduros dos que podem ser colhidos independentes do ponto de maturação. Os climatéricos continuam este processo de amadurecimento naturalmente e por isso conhecer embalagens que podem contribuir ou não neste seguimento é fundamental. Através disso é possível determinar, por exemplo, de quantas semanas é a vida útil do produto e planejar toda a logística de comercialização”, pontuou a professora Gabrielle Macedo, responsável pela disciplina Qualidade de Pós-Colheita de Frutas e Hortaliças.
Deixe seu comentário