Este mês, o 3° período do curso de Fisioterapia da Faculdade Eduvale iniciou um projeto de extensão na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) V “Dr. João Ortiz” em Avaré/SP. |
|
Supervisionados pelo professor Dr. Alberto de Vitta, os alunos terão a oportunidade de observar e aprender na prática conceitos de atendimentos direcionados para a saúde coletiva, a relação entre terapeuta e paciente e postura profissional. As atividades serão dividas em três etapas que têm como objetivos a promoção da saúde e a prevenção de disfunções musculoesqueléticas, crônicas degenerativas, hipertensão, diabetes, entre outras.
A primeira e atual fase contempla a realização de um levantamento epidemiológico de conhecimento da comunidade local, patologias e queixas mais frequentes. Na segunda serão feitas avaliações de dores, qualidade de vida e limitações funcionais. Na terceira e última fase acontecerá uma intervenção social com cinco encontros semanais que contemplarão palestras para agentes de saúde e jogos educativos para a comunidade a fim de conscientizar e promover mudanças de comportamento, adesão aos tratamentos e às medidas de prevenção.
“As atividades práticas específicas são desenvolvidas gradualmente desde o início do curso com a observação até a prática assistida (atividades clínico-terapêuticas). Desenvolver a formação do aluno por meio da relação entre teoria e prática é essencial para que o futuro fisioterapeuta adquira competências e habilidades para atuar em todos os níveis de atenção”, disse o docente.
Deixe seu comentário