O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias que anualmente acontece no terceiro final de semana de setembro é uma iniciativa global para conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar e conservar os ecossistemas aquáticos.
No último domingo, 24, professores e alunos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Eduvale de Avaré participaram do evento local promovido pela Comissão de Direito Ambiental da OAB Avaré em conjunto com o 512/SP Grupo de Escoteiros do Mar “Paranã”.
|
A ação aconteceu no Horto Florestal de Avaré/SP, onde os futuros biólogos falaram da temática “Lixos de gerações e poluição por microplásticos” e apresentaram uma série de materiais didáticos e informativos ilustrando o tempo de decomposição dos materiais. Os intuitos foram realizar um projeto de extensão, conscientizar o público a descartar os resíduos corretamente, incentivar a redução no consumo, promover a educação ambiental e a reflexão sobre a responsabilidade de cada um em relação ao lixo e à conservação.
Os escoteiros fizeram a limpeza do rio enquanto a equipe da Eduvale recolheu os resíduos do seu entorno buscando a participação ativa das pessoas. “Os rios e praias desempenham um papel vital na manutenção do equilíbrio ambiental e consequentemente na sobrevivência humana. É preciso unir esforços para combater a poluição”, frisou a bióloga e docente Carolina.
Deixe seu comentário