No segundo semestre de 2019, os alunos dos 8°s períodos do curso de Nutrição da Faculdade Eduvale de Avaré realizam a segunda fase do estágio supervisionado obrigatório de 660 horas.
Orientados pelas professoras Vivian Pupo e Mariana Tablas, os universitários estagiam na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no Lar São Vicente de Paulo, na Casa da Mulher (CAISMA), na Colônia Espírita Fraternidade, na Santa Casa de Misericórdia de Avaré (SCMA),na Merenda Escolar e em Unidades de Saúde Básica (UBS) de Avaré, Piraju e Cerqueira César/SP.
Intitulada Estágio Supervisionado Social, a etapa contempla o desenvolvimento de um conjunto de atividades sociais para a comunidade de todas as faixas etárias com atenção especial para deficientes e idosos por meio de palestras, jogos educativos, orientações e avaliações nutricionais.
Na etapa Estágio Supervisionado – Clínica, os estudantes desenvolvem a triagem e a avaliação nutricional em pacientes do SUS a fim de verificar possíveis níveis de desnutrição. Eles também aprendem sobre aceitação e adequação de dietas dos enfermos em âmbito hospitalar.
Durante o estágio, os futuros nutricionistas ainda realizam uma série de ações educativas e de saúde preventiva no projeto “Mulheres de Avaré” do Instituto Federal (IFSP), na Associação Espírita “O Bom Samaritano” e em escolas municipais de Avaré, além de acompanhar vistorias em restaurantes realizadas pela Vigilância Sanitária.
“Esta parte do estágio proporciona que os alunos coloquem em prática o conhecimento sobre educação e avaliação nutricional e faz com que eles apliquem as técnicas de acordo com o público alvo. Eles precisam verificar e compreender as necessidades específicas de cada caso e buscar a melhor alternativa de intervenção. Tudo isso é um treino que garante experiência e segurança para quando eles ingressarem no mercado de trabalho” pontuou a docente Vivian.
Deixe seu comentário