O tradicional júri simulado realizado anualmente de forma presencial pelo curso de Direito da Faculdade Eduvale foi reformulado e realizado na noite do último dia 26 com transmissão on-line ao vivo pelo YouTube.
Realizada no auditório da sede da 67ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Avaré/SP, a atividade foi reformulada de acordo com as medidas de enfrentamento contra o Coronavírus e contou com a participação presencial reduzida de professores e alunos do curso enquanto os demais acompanharam a simulação de casa ao vivo. “Mesmo em meio à pandemia, a Faculdade Eduvale mantém o compromisso com a qualidade ao inovar e adequar o formato de atividades tradicionais no calendário acadêmico para que o ensino não seja prejudicado”, disse o diretor acadêmico Evandro Oliveira.
O julgamento fictício teve como base um caso real de tentativa de homicídio. Os universitários foram os protagonistas e tiveram a tarefa de desenvolver os papéis de promotores, advogados, jurados, testemunhas, réu, vítimas, policial, oficial de justiça e auxiliares de juiz. Os docentes Drs. Tiony Barros e Caio Felício assessoraram as equipes de acusação e defesa. O egresso Walter Matheus de Lara atuou como presidente do tribunal do júri.
Anualmente, o júri simulado é uma das atividades mais esperadas pelos futuros operadores do Direito. É uma oportunidade para que os alunos possam se aproximar da realidade profissional e observar na prática como é a ritualista de todo o processo, além de aprimorar técnicas de oratória e argumentação e aplicar postulados do Direito Penal e do Direito Processual Penal.
“Foi uma experiência extraordinária e única, pois eu não sabia quais eram os procedimentos de um júri na prática. Apesar de ainda estar no primeiro período consegui visualizar alguns conteúdos ministrados em aulas, o que foi muito gratificante”, ressaltou Mirian Macedo, caloura do Direito Eduvale.
“Digo que é uma honra a subsecção de Avaré ser parceria da Faculdade Eduvale nesta atividade jurídica. Desejo a todos os alunos presentes uma excelente atividade. Podem ter certeza que isso fará a diferença na vida de cada um quando vocês forem para o mercado de trabalho jurídico”, ressaltou o Dr. Pedro Victor Alarcão Alves Fusco, presidente da OAB/Avaré e também egresso da Faculdade Eduvale de Avaré.
Deixe seu comentário