A bióloga e professora Dra. Carolina Vieira palestrou no 1° Congresso latino-americano de desenvolvimento sustentável realizado entre os dias 26 e 28 de maio.
Promovido pela Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista com o apoio de outras instituições como a Faculdade Eduvale de Avaré, o evento foi on-line e reuniu estudantes, pesquisadores, professores, profissionais e interessados a fim de discorrer como será o mundo após a pandemia.
Recuperação econômica, desafios, alternativas, políticas públicas, urbanismo, a sustentabilidade e a vida urbana, negacionismo científico, saúde pública, o papel da educação, cenários sociais e econômicos, poluição, resíduos urbanos, impactos ambientais, recursos hídricos, ações climáticas, a relação entre o homem e a natureza, meio ambiente, a conexão entre saúde ambiental e humana, desenvolvimentos sustentável, zoonoses, a importância dos médicos veterinários na pandemia, técnicas epidemiológicas de monitoramento de doenças transmissíveis, espiritualidade, projetos ambientais, qualificação profissional, permacultura urbana e atividades físicas foram os temas abordados pelos mais de 20 palestrantes.
A docente da Eduvale falou sobre a relação do homem com a natureza, causas da exploração predatória do meio ambiente, extinção de espécies, esgotamento dos recursos naturais, o surgimento de epidemias e pandemias |
|
A Dra. Carolina também chamou a atenção para o fato de que o Brasil apresenta elevada probabilidade de ser o foco do surgimento de novas zoonoses devido à mega diversidade e ao elevado desmatamento que provocam maior contato dos seres humanos com a vida selvagem. “Nós temos muitos hospedeiros animais principalmente na Amazônia que apresenta uma grande riqueza de espécies de morcegos. O intenso desmatamento eleva muito o risco de doenças emergentes. Por isso a proteção do meio ambiente é essencial para combater epidemias e pandemias”, ressaltou. O projeto de integração socioambiental da Faculdade Eduvale realizado em parceria com a multinacional CTG que engloba os três pilares do desenvolvimento sustentável (econômico, ambiental e social) também foi um dos tópicos em pauta na apresentação da professora.
Deixe seu comentário